Por Arisa Koga
Engenheira Ambiental
O município de Barbosa Ferraz possuí 3 Unidades de Conservação de Proteção Integral que são classificadas como Estações Ecológicas (ESECs) e necessitam de um Plano de Manejo para melhor gestão e planejamento. Sendo assim, a equipe da Tributech está responsável pela elaboração do mesmo e já iniciou as atividades.
No dia 24 de março de 2022 as engenheiras Ambientais Arisa Koga e Gabriela Novais Guesso realizaram no município de Barbosa Ferraz a 1ª Oficina Técnica, em que, foram apresentados os resultados já obtidos ao Prefeito Municipal, Edenilson Aparecido Miliossi, e representantes da Secretaria de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente, Valdemar Francisco Brandalise e Jilvan Ribeiro.
Durante a Oficina Técnica foram debatidos vários temas, como o incremento ao ICMS Ecológico, os fatores que influenciam a qualidade das ESECs, as possíveis zonas de amortecimento e a programação para as Oficinas de Planejamento Participativo (OPPs) que irão envolver tanto a população quanto a comunidade científica.
No decorrer da reunião também foram apresentados os resultados preliminares dos levantamentos de campo realizados nas ESECs por biólogos especializados. A equipe de flora catalogou as espécies de maior interesse (espécies raras, ameaçadas de extinção, endêmicas). A equipe de fauna, responsáveis pelo inventário de mastofauna e avifauna, constataram diversas espécies, mas deram um foco principalmente nas que estão ameaçadas de extinção e as espécies bioindicadoras que apontam a presença de florestas bem estruturadas e com certa qualidade ambiental.
Figura 1. Equipe da Tributech apresentando os resultados obtidos.
Figura 2. Levantamento de flora realizado nas estações ecológicas.
Figura 3. Equipe de biólogos realizando o levantamento de flora.
Figura 4. Equipe multidisciplinar na área de entorno das ESECs.
Figura 5. Levantamento de campo realizado pela equipe multidisciplinar.
Figura 6. Rastros com características para a espécie de canídeo, Lobo guará (Chrysocyon brachyurus), espécie ameaçada de extinção.
Veja mais: http://tributech.com.br/noticias/
Nos acompanhe também em: https://www.instagram.com/tributechconsultoria/